CONTRADIÇÕES DA BNCC ACERCA DO DESENVOLVIMENTO E USO DAS TDICs E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

  • Jefferson Rodrigues Lirio Universidade Estadual do Paraná
  • Suzana Pereira do Prado Universidade Estadual do Paraná
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Base Nacional Comum Curricular, Tecnologia Digital, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho discute via análise teórica a forma de elaboração e implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Básica, com vistas ao desenvolvimento e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’S) e do Pensamento Computacional na área de Matemática. Nesse  contexto, são  discutidas  pesquisas  relacionadas à reforma do Ensino Médio, às conferências de construção da proposta curricular, bem como o uso de TDIC’S na área de Matemática. Há destaque para muitas críticas e contradições ao longo de todo o processo de constituição desta normativa, notadamente por suas características de cunho neoliberal e pela falta de diálogo e contribuições por parte de professores, pesquisadores e especialistas da área da Educação.

Publicado
13-09-2023
Como Citar
LIRIO, J.; DO PRADO, S. CONTRADIÇÕES DA BNCC ACERCA DO DESENVOLVIMENTO E USO DAS TDICs E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 59-75, 13 set. 2023.