CONTRADIÇÕES DA BNCC ACERCA DO DESENVOLVIMENTO E USO DAS TDICs E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Autores

  • Jefferson Rodrigues Lirio Universidade Estadual do Paraná
  • Suzana Pereira do Prado Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2023v5n1.13404

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Base Nacional Comum Curricular, Tecnologia Digital, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho discute via análise teórica a forma de elaboração e implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Básica, com vistas ao desenvolvimento e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’S) e do Pensamento Computacional na área de Matemática. Nesse  contexto, são  discutidas  pesquisas  relacionadas à reforma do Ensino Médio, às conferências de construção da proposta curricular, bem como o uso de TDIC’S na área de Matemática. Há destaque para muitas críticas e contradições ao longo de todo o processo de constituição desta normativa, notadamente por suas características de cunho neoliberal e pela falta de diálogo e contribuições por parte de professores, pesquisadores e especialistas da área da Educação.

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Publicado

13-09-2023

Como Citar

LIRIO, Jefferson Rodrigues; DO PRADO, Suzana Pereira. CONTRADIÇÕES DA BNCC ACERCA DO DESENVOLVIMENTO E USO DAS TDICs E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 5, n. 1, p. 59–75, 2023. DOI: 10.36661/2596-318X.2023v5n1.13404. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13404. Acesso em: 10 mar. 2025.