SISTEMAS NÃO-LINEARES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO MÉTODO DE NEWTON NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2023v5n1.13306Palavras-chave:
Sistemas não - lineares, Sequência Didática, Método de NewtonResumo
Este trabalho apresenta uma Sequência Didática para a transposição do conteúdo de ensino superior conhecido como o Método de Newton para sistemas de equações não-lineares. Essa transposição visa o ensino do tema para alunos do Ensino Médio, buscando adequá-lo ao nível dos discentes utilizando-se, por exemplo, de softwares para um melhor entendimento de temas como limites e derivadas. Os dados contidos nesse artigo mostram que esse ensino é possível e abre amplas oportunidades para o alcance de temas mais complexos. Mostramos aqui os passos desenvolvidos, passando pela revisão de sistemas lineares e a aquisição por parte dos alunos de conteúdos como limites, derivadas e a resolução de sistemas não-lineares com o Método de Newton, além do desempenho dos estudantes durante e após a aplicação da sequência. O estudo se deu durante a Pandemia de Covid-19 ocorrida no Brasil. Foram tomadas, durante a aplicação, medidas para a segurança de todos os envolvidos.