A VISUALIZAÇÃO EM LIVROS DO GEOGEBRA
UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES REALIZADAS EM UMA OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar quais contribuições a ferramenta livro do GeoGebra e a visualização trouxeram ao discutir conceitos de Geometria Plana, em formação continuada de professores de Matemática. Para isto, foi realizada uma oficina on-line, por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com a participação de acadêmicos de um Mestrado em Educação Matemática, que são professores da Educação Básica. Nesse espaço foram disponibilizadas tarefas abordando conceitos inerentes a Geometria, com ênfase na importância da organização no processo de construções geométricas utilizando o GeoGebra e seu reflexo no ensino da Geometria. Os instrumentos utilizados na investigação foram a gravação de um encontro síncrono, os arquivos de tarefas e o fórum de discussão. A pesquisa executada possui abordagem qualitativa e utilizou a Análise de Conteúdo para categorizar os dados obtidos. Por meio da análise realizada, verifica-se a existência de construções nos livros GeoGebra dos participantes que contemplavam o conceito de visualização, facilitando o processo de abstração dos conceitos geométricos.
Copyright (c) 2023 Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.