O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM GRUPOS

PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2022v4n2.13078

Palavras-chave:

Anos Finais do Ensino Fundamenta, Diálogo, Trabalho em Grupo, Educação Básica

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e compreender os olhares dos estudantes da Educação Básica em relação ao trabalho em grupo ao longo do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática. Para alcançá-lo, pautamo-nos na abordagem qualitativa e utilizamos dados oriundos de entrevistas, realizadas com eles, após a finalização da referida atividade. Esses estudantes cursavam, à época da pesquisa, o 6º e o 9° anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados evidencia que o diálogo e a colaboração, elementos considerados importantes em atividades de Modelagem, se fazem presentes quando as atividades são desenvolvidas em grupos. Ainda, apontaram como empecilhos conversas sobre assuntos não pertinentes ao tema e a transferência de informação entre os estudantes. Para nós, isso está relacionado à ausência de atividades desenvolvidas em grupos nas aulas de matemática, assim como ao paradigma de aulas que esses estudantes estão habituados.

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Publicado

28-01-2023

Como Citar

SOUZA, Lahis Braga; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM GRUPOS: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 4, n. 2, p. 155–174, 2023. DOI: 10.36661/2596-318X.2022v4n2.13078. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13078. Acesso em: 9 mar. 2025.