O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM GRUPOS

PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Lahis Braga Souza Universidade Federal do Acre
  • Ana Paula dos Santos Malheiros Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0002-1140-4014
Palavras-chave: Anos Finais do Ensino Fundamenta, Diálogo, Trabalho em Grupo, Educação Básica

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e compreender os olhares dos estudantes da Educação Básica em relação ao trabalho em grupo ao longo do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática. Para alcançá-lo, pautamo-nos na abordagem qualitativa e utilizamos dados oriundos de entrevistas, realizadas com eles, após a finalização da referida atividade. Esses estudantes cursavam, à época da pesquisa, o 6º e o 9° anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados evidencia que o diálogo e a colaboração, elementos considerados importantes em atividades de Modelagem, se fazem presentes quando as atividades são desenvolvidas em grupos. Ainda, apontaram como empecilhos conversas sobre assuntos não pertinentes ao tema e a transferência de informação entre os estudantes. Para nós, isso está relacionado à ausência de atividades desenvolvidas em grupos nas aulas de matemática, assim como ao paradigma de aulas que esses estudantes estão habituados.

Publicado
28-01-2023
Como Citar
SOUZA, L.; MALHEIROS, A. P. O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM GRUPOS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 4, n. 2, p. 155 - 174, 28 jan. 2023.