MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL

  • Jefferson Dantas de Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0003-1674-0479

Resumo

Este artigo apresenta recorte de uma investigação que tem como objetivo analisar como se apresentam as pesquisas brasileiras que utilizam a modelagem matemática (MM) como auxílio para o ensino e para a aprendizagem do cálculo diferencial e integral (CDI). Como abordagem metodológica, utilizaram-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de 21 trabalhos publicados em três bancos de dados distintos. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente seis categorias: a) contexto da pesquisa; b) questão de pesquisa/objetivo da pesquisa; c) referencial teórico; d) metodologia; e) principais resultados; e f) conteúdo do CDI.  O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de procedimentos metodológicos como a Modelagem Matemática no ensino e na aprendizagem da disciplina de cálculo. Verificou-se ainda que a utilização dessa metodologia permite aos estudantes sentirem-se motivados durante o processo de aprendizagem da disciplina de Matemática, adquirindo interesse pelo estudo do cálculo diferencial e integral.

Biografia do Autor

Jefferson Dantas de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de ensino de matemática do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahi (UFRB). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Univesidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Publicado
26-01-2021
Como Citar
OLIVEIRA, J.; MADRUGA, Z. E. MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 2, n. 2, p. 74 -95, 26 jan. 2021.
Seção
Artigos