MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL
Resumo
Este artigo apresenta recorte de uma investigação que tem como objetivo analisar como se apresentam as pesquisas brasileiras que utilizam a modelagem matemática (MM) como auxílio para o ensino e para a aprendizagem do cálculo diferencial e integral (CDI). Como abordagem metodológica, utilizaram-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de 21 trabalhos publicados em três bancos de dados distintos. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente seis categorias: a) contexto da pesquisa; b) questão de pesquisa/objetivo da pesquisa; c) referencial teórico; d) metodologia; e) principais resultados; e f) conteúdo do CDI. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de procedimentos metodológicos como a Modelagem Matemática no ensino e na aprendizagem da disciplina de cálculo. Verificou-se ainda que a utilização dessa metodologia permite aos estudantes sentirem-se motivados durante o processo de aprendizagem da disciplina de Matemática, adquirindo interesse pelo estudo do cálculo diferencial e integral.
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