DISCURSO DE PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA: DESCOMPASSOS ENTRE O PROCESSO FORMATIVO E O CAMPO ESCOLAR
Resumo
Ao longo das últimas décadas inúmeras pesquisas buscaram compreender o processo de formação inicial docente que tem apontado que os cursos de licenciatura ainda apresentam diferentes desafios a serem superados. Nesse sentido, esta pesquisa buscou investigar, por meio do discurso de professores iniciantes de matemática, a importância da relação do processo formativo com o campo escolar. Para tanto, realizou-se entrevistas semiestruturadas com seis egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG sobre as suas compreensões em relação a diversos aspectos referentes à sua formação inicial. Para analisar esses relatos utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefèvre e Lefèvre (2005). Essa metodologia de análise qualitativa permite explorar aspectos inerentes ao público egresso como um todo e não apenas peculiaridades presentes na trajetória individual de cada egresso. Dessa técnica emergiram três discursos: “Divergências entre Escola e Universidade”; “Desarticulação entre conhecimentos matemáticos e didáticos-pedagógicos”; e “Aproximação com o campo escolar”, porém nessa escrita será analisado somente o terceiro discurso. Esse discurso problematizou sobre a importância do licenciando adentrar o contexto escolar o máximo possível durante a graduação e evidencia diferentes manifestações sobre a dicotomia entre teoria e prática que ainda é recorrente nos cursos de formação de professores de matemática. Nesse sentido, formar grupos que ouçam os egressos dos cursos e a partir disso discutam e atualizem permanentemente os Projetos Pedagógicos dos cursos de formação inicial de professores, é fundamental para que o processo formativo esteja em consonância com as demandas e expectativas.
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