LEVANTAMENTO SOBRE PESQUISAS ENVOLVENDO SOFTWARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM)

  • Aline - Locatelli Universidade de Passo Fundo
  • Mauro Nicolodi Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Henrique Ferraz Pereira Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: softwares, matemática, ensino, GeoGebra, Estado da Arte

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma análise dos trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) no período de 2010 a 2019, procurando identificar aqueles que utilizaram softwares no ensino de Matemática. No desenho do “Estado da Arte” foram mapeados 109 textos que foram analisados na íntegra por meio da análise de conteúdo. Ficou evidenciada a predominância de trabalhos envolvendo o software GeoGebra, referido em 50 publicações o que totalizou 45,84%, além de uma quantidade pouco expressiva de trabalhos envolvendo formação de professores. Tal constatação permite a possibilidade de reflexão sobre tal realidade e estimula aprofundar estudos para melhor compreender esta constatação, bem como analisar outros aspectos destes trabalhos, como metodologia, resultados e público envolvido.

Biografia do Autor

Aline - Locatelli, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Química e Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM)da Universidade de Passo Fundo. E-mail: alinelocatelli@upf.br

Mauro Nicolodi, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática; Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo. E-mail: oruamnic@hotmail.com

Luiz Henrique Ferraz Pereira, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação e Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo. E-mail: lhp@upf.br

Publicado
17-12-2019
Como Citar
LOCATELLI, A.; NICOLODI, M.; FERRAZ PEREIRA, L. LEVANTAMENTO SOBRE PESQUISAS ENVOLVENDO SOFTWARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM). Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 1, n. 2, p. 145-163, 17 dez. 2019.
Seção
Artigos