FACEBOOK INSIGHTS: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA

  • CLEPSON de Oliveira Brito Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Ferramentas digitais, Facebook Insights

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre a viabilidade do uso da ferramenta Facebook Insights no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de leitura e interpretação de gráficos estatísticos. A escolha dessa ferramenta se deu por ela estar inserida em um contexto cujo os alunos detêm familiaridade e domínio, já que utilizam o Facebook no dia a dia, favorecendo o seu manuseio e despertando o interesse dos alunos. Metodologicamente, o trabalho foi realizado a partir da base da pesquisa-ação, por meio de aplicação de aula temática e atividades práticas com os alunos envolvendo o uso da ferramenta. Os resultados demostraram a importância da ferramenta como instrumento motivador do estudo e facilitador do aprendizado dos conteúdos abordados, revelando também os desafios metodológicos e práticos para a utilização de ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado
13-01-2020
Como Citar
BRITO, C. FACEBOOK INSIGHTS: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 1, n. 2, p. 185-199, 13 jan. 2020.
Seção
Artigos