CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS
Resumo
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que visa identificar e discutir os conhecimentos didático-matemáticos sobre números racionais mobilizados por alunos em formação inicial, ao resolverem atividades sobre esse conteúdo. Foram propostas questões aos participantes, durante o desenvolvimento de uma oficina, a fim de mobilizar conhecimentos do professor para ensinar números racionais. Os dados foram obtidos a partir dos registros escritos dos participantes, feitos durante o desenvolvimento das atividades propostas. Para análise dos dados foi utilizado o modelo de Conhecimentos Didático-Matemáticos, definido por Godino, considerando-se a Dimensão Didática com ênfase na faceta epistêmica. Com esse modelo é possível a identificação dos conhecimentos do professor tais como: os encaminhamentos das lições, as estratégias de solução, o conhecimento matemático empregado, trocas de registros e significados do número racional. Os resultados apontam que os alunos, em sua grande maioria, apresentaram dificuldades para reconhecerem as diferentes representações de um número racional e para propor soluções por meio do uso de distintos procedimentos apresentados durante a oficina. Como ponto positivo destaca-se a oportunidade propiciada aos alunos para (re)conhecerem e refletirem sobre os conhecimentos necessários ao professor para ensinar esse tópico.