UM ELO ENTRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E A LITERATURA DE VIÉS PEDAGÓGICO CONSTRUTIVISTA

  • CRISLAINE BASSO VARGAS BASSO UFFS

Resumo

Compreender os mecanismos mentais na criança torna possível potencializar as compreensões sobre a formação humana em geral. Dessa forma, as pesquisas piagetianas se tornam fundamentais, principalmente quando se busca saber a construção de uma noção. O objetivo deste estudo é buscar compreender as relações existentes entre a teoria construtivista e a Geografia, enfocando para a construção das noções espaciais. Este trabalho parte de um viés construtivista, fundamentado nas teorias desenvolvidas por de Jean Piaget e Bärbel Inhelder, como também outras bibliografias sobre o tema. A metodologia aplicada neste estudo é qualitativa, buscando compreender e interpretar através da análise dos conteúdos das fontes bibliográficas. Como resultados, consideramos que entender o espaço começa pela infância, pois é nesta etapa que noções básicas são desenvolvidas, sendo importante que as etapas de construção da noção espacial sejam conhecidas, principalmente pelos professores. Então, quando trazemos Piaget ao encontro da Geografia, na compreensão da construção da noção espacial na criança, podemos pensar quais são e de onde surgem as dificuldades que alguns alunos possuem na compreensão do espaço geográfico. Assim, os estudos de Piaget, podem contribuir nas aulas de Geografia, de modo que facilitem a descentração do espaço egocêntrico, para um espaço construtivo de relações e significados.
Publicado
22-10-2018
Como Citar
BASSO, CRISLAINE BASSO VARGAS. UM ELO ENTRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E A LITERATURA DE VIÉS PEDAGÓGICO CONSTRUTIVISTA. XXXV Encontro Estadual de Geografia (EEG) 2018 - “A diversidade da Geografia e a Geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI”, [S.l.], n. 35, p. 10, out. 2018. ISSN 1983-070X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EEG/article/view/10483>. Acesso em: 19 jan. 2019.