A GEOGRAFIA E AS BASES LEGAIS: PCNS, DCNS e BNCC

  • Cláudia Aresi 7ª CRE/UPF

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as três principais legislações que orientam o ensino de geografia para o Ensino Fundamental e compará-las para identificar se houve mudanças nas suas elaborações ao longo dos anos. Desta forma, para a análise utilizaremos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (DCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todas referentes ao Ensino Fundamental. Será realizado um comparativo entre as legislações citadas, para verificar se houve alterações nas suas elaborações. Como conclusão da análise, verificamos que ao serem elaborados, os três documentos respeitaram as legislações vigentes, apresentam uma base comum e uma parte diversificada e sugerem caminhos a serem percorridos para a obtenção da qualidade do ensino pelas escolas. No que se refere a geografia, verificamos que as categorias de análise são abordadas nos três documentos analisados, ampliando suas interpretações e acrescentando novos elementos de análise.
Publicado
22-10-2018
Como Citar
ARESI, Cláudia. A GEOGRAFIA E AS BASES LEGAIS: PCNS, DCNS e BNCC. XXXV Encontro Estadual de Geografia (EEG) 2018 - “A diversidade da Geografia e a Geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI”, [S.l.], n. 35, p. 13, out. 2018. ISSN 1983-070X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EEG/article/view/10479>. Acesso em: 19 jan. 2019.