O DESAFIO DE CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE NATURAL EM ÁREAS DE PRESSÃO ANTRÓPICA: A ANÁLISE DO CASO RPPN-UPF ENTRE 2011 E 2017.

  • BRUNO RIBEIRO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Resumo

O presente artigo visa a definir a categoria RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) dentro do sistema de UC (Unidade de Conservação) para discutir sobre a situação fisiográfica e territorial da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Universidade de Passo Fundo (UPF) através de levantamentos bibliográficos das caracterísiticas geográficas da mesma, e também através análise de imagens de satélite que mostram as diferenças na densidade da cobertura vegetal na reserva nos anos de 2011 e 2017. Assim, com a análise referente à regeneração da cobertura vegetal na referida área, almeja-se que a informação seja propagada pela sociedade e gere maior conscientização ambiental para a conservação de um patrimônio natural, cultural, histórico e paisagístico tão importante para pesquisas científicas da instituição onde se insere, e consequente a isso, também em ajuda às espécies animais e vegetais nativos da área, que sofrem com as pressões antrópicas, como a expansão da agropecuária e a urbanização.
Publicado
02-11-2018
Como Citar
DE OLIVEIRA, BRUNO RIBEIRO. O DESAFIO DE CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE NATURAL EM ÁREAS DE PRESSÃO ANTRÓPICA: A ANÁLISE DO CASO RPPN-UPF ENTRE 2011 E 2017.. XXXV Encontro Estadual de Geografia (EEG) 2018 - “A diversidade da Geografia e a Geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI”, [S.l.], n. 35, p. 10, nov. 2018. ISSN 1983-070X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EEG/article/view/10469>. Acesso em: 19 jan. 2019.