A ESPACIALIZAÇÃO DO TURISMO EM CIDADES PEQUENAS: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE ERECHIM/RS

  • Lucas Ponte MESQUITA Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim

Resumo

Propor uma contribuição ao estudo geográfico das Cidades Pequenas é um desafio imenso, devido ao peso que recai diante de poucas contribuições bibliográficas anteriores a conceituação de cidade Pequena, e principalmente relacionando-a com o Turismo. Cabe então a este artigo propor uma análise dentre tantos municípios de pequeno porte que existem no Brasil, localizado e direcionado ao município de Erechim, no Rio Grande do Sul. A partir dessa perspectiva, busca-se aqui conceituar e integrar os conceitos de cidades pequenas, cidades médias, relação cidade-campo com as temáticas e construções do campo do conhecimento da Geografia do Turismo. Como métodos e materiais utilizamos uma análise inicial do material turístico da gestão da pasta de 2012-2016, convivência e pesquisa online acerca das informações do status do Turismo na cidade em 2018. Ao final do artigo, propõe-se uma intervenção em termos de políticas público-privadas para o desenvolvimento e incentivo da centralização espacial do Turismo no município de Erechim/RS.

##submission.authorBiography##

Lucas Ponte MESQUITA, Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim
Estudante de Graduação de Geografia (Licenciatura), da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Erechim. Interesse na temática de Geografia Urbana e Geografia Econômica/Social. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Já fui Pesquisador pelo Convênio EBC-UnB para monitoramento dos veículos de informação, possuo artigo publicado e apresentado em congresso na área de Fotojornalismo.
Publicado
02-11-2018
Como Citar
MESQUITA, Lucas Ponte. A ESPACIALIZAÇÃO DO TURISMO EM CIDADES PEQUENAS: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE ERECHIM/RS. XXXV Encontro Estadual de Geografia (EEG) 2018 - “A diversidade da Geografia e a Geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI”, [S.l.], n. 35, p. 11, nov. 2018. ISSN 1983-070X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EEG/article/view/10448>. Acesso em: 19 jan. 2019.