A GEOGRAFIA VIABILIZA PROJETOS DE FUTURO...

  • Sinthia Cristina Batista UFRGS / Litoral Norte / Depto Interdisciplinar

Resumo

Este texto apresenta o ponto de partida de uma experiência recente, desenvolvida por professores e estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto aos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Luiz Dêntice, em Tramandaí – RS[1]. Objetiva-se compartilhar o alcance de uma reflexão coletiva e necessária para a realização dos diferentes processos de Formação Continuada de Professores no intuito de valorizar a interlocução respeitosa e frutífera entre as práticas docentes no Ensino Superior e da Educação Básica. Igualmente oportuniza discutir o alcance e as necessidades das pesquisas sobre ensino de Geografia e Educação e sua práxis, assinalando-se a necessidade de aprofundamento da análise crítica. Já no primeiro encontro, o profundo diálogo sobre a realidade escolar e vida social dos sujeitos que animam esta comunidade, viabilizou o reconhecimento coletivo de que o ensino de geografia assinala e problematiza fortemente os conflitos e as contradições vividas pela desigualdade das condições da vida no Brasil, e avança na prática social ao permitir que se constituam no processo educativo projetos de Futuro subjetivo e também objetivo, qual sejam, para os alunos, professores e a sociedade.
 
[1] Trata-se da ação de Extensão Universitária pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de cunho formativo, denominado “Praticando Geografia: a alfabetização cartográfica no ensino fundamental no município de Tramandaí, RS”. O foco do trabalho é junto aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, contudo participam do projeto todos os professores da escola, de diferentes áreas. São membros da equipe de trabalho: Professoras da Escola General Luiz Dêntice: Ana Claudia Tedesco dos Santos e Rosa Maria Zambelli; Professores UFRGS/Geografia Litoral - Aline De Lima Rodrigues, Guilherme Garcia de Oliveira, Lucimar de Fátima dos Santos Vieira, Ney Fett Júnior, Sinthia Cristina Batista; Estudantes do curso de Licenciatura em Geografia: Caroline Mandelli Jaques, Maria Augusta de Quadros Fabrício, Vitor Hugo da Silva Oliveira.
Publicado
22-10-2018
Como Citar
BATISTA, Sinthia Cristina. A GEOGRAFIA VIABILIZA PROJETOS DE FUTURO.... XXXV Encontro Estadual de Geografia (EEG) 2018 - “A diversidade da Geografia e a Geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI”, [S.l.], n. 35, p. 14, out. 2018. ISSN 1983-070X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EEG/article/view/10446>. Acesso em: 19 jan. 2019.