A INCRÍVEL PROEZA DOS ALUNOS-PESQUISADORES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS E O ESPANTOSO PODER DA GEOGRAFIA NA LEITURA DO LUGAR

  • Juliana Garcia Nunes Garcia Nunes UFRGS

Resumo

O artigo “A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e o espantoso poder da Geografia na leitura do lugar” foi um projeto de intervenção, construído por educandos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre/RS. A experiência foi publicada na dissertação intitulada “#somosmario: identidade, território e cultura – O que o ensino de Geografia tem a ver com isso? ”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a obtenção do título de Mestre em Geografia. A pesquisa teve como objetivo abordar, através de conceitos geográficos (espaço, lugar, território), a história, a cultura, a identidade e a espacialidade do Bairro Mário Quintana, em que os educandos, a partir de suas dúvidas, curiosidades, ansiedades, problematizações e interesses, produziram conhecimentos geográficos a respeito da localidade, enxergando o Bairro como um Lugar, alterando regimes de visibilidade, de um espaço violento, perigoso, estigmatizado como “território do crime” pelos constantes homicídios e “toques de recolher” para uma visibilidade que fortaleceu e valorize a identidade do lugar e o sentimento de pertencimento, construindo uma cidadania espacial nos adolescentes participantes do projeto. A aplicação da metodologia da Pesquisa-ação, entendida como uma intervenção pontual em problema coletivo a ser solucionado, proporcionou aos educandos voz sobre as vivências na localidade compreendê-las, papel do ensino de Geografia: “entender o lugar para entender o mundo”.       
Publicado
22-10-2018
Como Citar
NUNES, Juliana Garcia Nunes Garcia. A INCRÍVEL PROEZA DOS ALUNOS-PESQUISADORES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS E O ESPANTOSO PODER DA GEOGRAFIA NA LEITURA DO LUGAR. XXXV Encontro Estadual de Geografia (EEG) 2018 - “A diversidade da Geografia e a Geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI”, [S.l.], n. 35, p. 14, out. 2018. ISSN 1983-070X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EEG/article/view/10440>. Acesso em: 19 jan. 2019.