PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA COM ALUNOS DO 8º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARAÚJO VIANA

Territórios negros urbanos em Porto Alegre

  • Tyrone Andrade mello Ufrgs

Resumo

Resumo – O texto aborda as questões étnicas-raciais através de práticas de ensino de geografia em sala de aula. A análise tem como condutor teórico o entendimento da educação étnica-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na disciplina de Geografia. Os croquis geográficos mostram uma territorialização privilegiado os locais de referência do negro no município de Porto Alegre. É preciso que professores estabeleçam fissuras reflexivas nestes locais para resistir aos processos discriminatórios gerados no cotidiano do espaço escolar.
 
Publicado
22-10-2018
Como Citar
MELLO, Tyrone Andrade. PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA COM ALUNOS DO 8º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARAÚJO VIANA. XXXV Encontro Estadual de Geografia (EEG) 2018 - “A diversidade da Geografia e a Geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI”, [S.l.], n. 35, p. 8, out. 2018. ISSN 1983-070X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EEG/article/view/10427>. Acesso em: 19 jan. 2019.