A CASA FAMILIAR RURAL DE PINHÃO/PR: UMA ANÁLISE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

  • Jorge Nei Neves Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão/PRSecretaria de Estado da Educação
  • Andréia Luciane dos Santos Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão/PR

Resumo

Este trabalho tem como objetivo o estudo da Pedagogia da Alternância, na formação profissional de jovens estudantes das Casa Familiares Rurais - CFR's, como meio de garantir a escolarização técnica voltada à agricultura familiar, na perspectiva da atuação e permanência desses alunos no meio rural. A pesquisa teve como referência de análise a Casa Familiar Rural localizada no município de Pinhão, Paraná, onde oferta-se o curso Técnico em Agroecologia, buscando a formação em nível médio, com ênfase na realidade de produção agrícola familiar dos alunos camponeses do município. O regime de alternância pressupõe que os estudantes alternem as teorias recebidas no percurso de uma semana e em subsequência, coloquem esse conhecimento em prática na propriedade onde vivem. Para o desenvolvimento desse trabalho foi necessária uma revisão teórica-literária a fim de buscar subsídios para a compreensão do surgimento e dos desdobramentos da Pedagogia da Alternância no Brasil ao longo das últimas décadas. Seguiu-se uma análise histórica, para verificar como a educação do campo foi proposta enquanto política pública às populações rurais. Para o estudo da proposta da Pedagogia da Alternância, foi utilizada como unidade específica de pesquisa a CFR de Pinhão/PR. Essa verificação foi feita a partir da análise dos documentos norteadores da instituição e do acompanhamento das atividades desenvolvidas por professores e alunos, buscando investigar a realidade social escolar dos discentes alternantes regularmente matriculados no curso Técnico em Agroecologia.

Biografia do Autor

Jorge Nei Neves, Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão/PRSecretaria de Estado da Educação
Professor do Quadro Próprio do Magistério pela SEED/PR. Mestrando em Sociedade e Desenvolvimento pela UNESPAR - Campo Mourão/PR
Andréia Luciane dos Santos, Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão/PR
Mestranda em Sociedade e Desenvolvimento pela UNESPAR - Campo Mourão/PR

Referências

Arroyo. M.G. Escola, Cidadania e participação no campo. In: Em aberto, Brasília, INEP,1982.

Caporal, F.R. Agroecologia para Agroecologia: uma ciência para apoiar a transição à agricultura mais sustentáveis. In: Caporal, F.R. (org.) Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. Brasília DF, 2009.

Caldart, R.S. Por Uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. In: Arroyo, M.; Caldart, R.; Molina, M. (org.). Por Uma Educação do Campo: Petrópolis: Vozes, 2004. p.147-158.

Estevam, D.O. Casa Familiar Rural. Florianópolis: Insular, 2012.

PPP – Projeto Político Pedagógico. Casa Familiar Rural de Pinhão Paraná. 2016.
Publicado
16-12-2017
Como Citar
NEVES, Jorge Nei; DOS SANTOS, Andréia Luciane. A CASA FAMILIAR RURAL DE PINHÃO/PR: UMA ANÁLISE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR. Congresso Internacional de Educação da UFFS LS - Território Cantuquiriguaçu, [S.l.], dez. 2017. ISSN 2595-1122. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/6918>. Acesso em: 17 jan. 2019.