ENSINO DA MATEMÁTICA COM SITUAÇÕES DO COTIDIANO

  • Medieli Jaci Stipp Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cladir Teresinha Zanotelli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rodrigo dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este trabalho tem por objetivo verificar a eficiência do uso de materiais de apoio abordando objetos e informações do cotidiano do educando no reforço do ensino da matemática. O trabalho traz uma breve revisão da utilização dos jogos e das atividades lúdicas como um método de ensino/aprendizagem da disciplina de matemática. A atividade desenvolvida surgiu a partir de uma oficina elaborada através de resoluções de problemas de matemática que envolve situações do cotidiano, principalmente situações que envolvem atividades das famílias que residem no campo. A atividade foi desenvolvida com educandos do 6° ano do ensino fundamental do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho localizado no município de Laranjeiras do Sul (PR). Mesmo a escola sendo localizada na área urbana do município, a maioria dos alunos residem no campo e foram abordadas situações que todos conhecem. A verificação da aprendizagem foi através da aplicação de questionários com questões abertas antes e depois da atividade. Como resultado verificou-se que os educandos ficaram motivados com a realização da oficina, explanando que desta forma ficava mais fácil de aprender, e conseguiram relacionar os conteúdos de matemática com as situações do cotidiano deles.
Publicado
15-12-2017
Como Citar
STIPP, Medieli Jaci; ZANOTELLI, Cladir Teresinha; SANTOS, Rodrigo dos. ENSINO DA MATEMÁTICA COM SITUAÇÕES DO COTIDIANO. Congresso Internacional de Educação da UFFS LS - Território Cantuquiriguaçu, [S.l.], dez. 2017. ISSN 2595-1122. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/6868>. Acesso em: 17 jan. 2019.