PIBID-DIVERSIDADE: SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - LICENCIATURA DA UFFS EM LARANJEIRAS DO SUL

  • Cladir Zanotelli Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Roselei Chapieviski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre o PIBID–DIVERSIDADE, levantando sua dimensão e possível relevância na formação dos acadêmicos de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Laranjeiras do Sul – PR. O Programa Institucional de Bolsas para Iniciação a Docência PIBID-DIVERSIDADE (2013), programa criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com objetivo de inserir o acadêmico de Licenciatura e Pedagogia nas escolas municipais e estaduais de todo o Brasil, estreitando as relações das universidades com as escolas de educação básica. A opção por essa temática de estudo nasceu ao percebermos enquanto bolsistas do programa, que o atual governo, usando como  bandeira a crise econômica e a necessidade de corte de gastos, ameaça com a diminuição drástica de subsídios destinados ao programa. Assim, através deste trabalho nossa pretensão é, relatar sob a ótica dos licenciandos bolsistas, dos quais apresentamos dezoito depoimentos, exemplos de atividades desenvolvidas pelos grupos nas sete escolas, sobre o conteúdo de Ciências Naturais e Matemática e temas tranversais, demonstrar que os benefícios proporcionados pelo programa são de tal ordem que seria inadmissível pensar em mudanças radicais em sua estrutura ou diminuição de investimentos. Ao término do estudo apresentamos mais do que a opinião sobre o PIBID-DIVERSIDADE, deixamos claro nossa esperança em ver este programa estabilizado e ampliando-se ano após ano até que todos os acadêmicos de Licenciatura e pedagogia tenham a oportunidade de desfrutar dos seus inúmeros benefícios

Referências

1. CAPES. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PIBID: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Brasília, 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2016.
2. NÓVOA, Antonio et al. Vida de professores. Portugal: Porto Editora, 2007.
3. WERTHEIN, Jorge et al. O perfil dos professores brasileiros. São Paulo: Unesco Brasil, 2004.
Publicado
15-12-2017
Como Citar
ZANOTELLI, Cladir; CHAPIEVISKI, Roselei. PIBID-DIVERSIDADE: SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - LICENCIATURA DA UFFS EM LARANJEIRAS DO SUL. Congresso Internacional de Educação da UFFS LS - Território Cantuquiriguaçu, [S.l.], dez. 2017. ISSN 2595-1122. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/6866>. Acesso em: 17 jan. 2019.